A Faculdade de Tecnologia de Itaquera “Professor Miguel Reale” (Fatec Itaquera) foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto Nº 57.717, de 28 de dezembro de 2011, e iniciou suas atividades acadêmicas no 2º semestre de 2012, sob a direção do professor Dr. Silvio Tado Zanetic. Inicialmente, foram ofertados dois cursos superiores de tecnologia (CSTs): o CST em Fabricação Mecânica, nos períodos vespertino e noturno, e o CST em Mecânica: Processos de Soldagem, nos períodos matutino e noturno.
Em 2013, ainda sob a direção do professor Zanetic, foi implantado o terceiro curso de graduação tecnológica da Fatec Itaquera: o CST em Automação Industrial, nos períodos vespertino e noturno.
No final de 2013, a direção da Fatec Itaquera foi assumida pela professora Dra. Anna C. B. Dias de Carvalho. Sua gestão, que se estendeu até meados de 2019, marcou um período de consolidação da faculdade como instituição de ensino de excelência na zona leste de São Paulo. Em 2014, foi implantado o CST em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, nos períodos matutino e noturno, um curso pioneiro nas Fatecs e em todo o estado de São Paulo. Em 2015, formaram-se as primeiras turmas de Fabricação Mecânica e Mecânica: Processos de Soldagem; em 2016, formaram-se as primeiras turmas de Automação Industrial e Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado. Todos os quatro cursos de graduação foram reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, uma grande vitória para todos da Fatec Itaquera. Na gestão da professora Anna, consolidaram-se ainda inúmeras parcerias com diferentes organizações, como a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDI).
De 2019 a 2021, a Fatec Itaquera foi dirigida pelo professor Dr. Fábio Conte Correia. Foi um período bastante desafiador, dada a pandemia de corona-vírus que exigiu períodos de isolamento social e aulas remotas. Ainda assim, no 2º semestre de 2020, foi implantado o quinto curso de graduação tecnológica da Fatec Itaquera: o CST em Manutenção Industrial, no período matutino.
Desde agosto de 2021, a Fatec Itaquera é dirigida pelo professor Me. Luis Carlos Barbosa de Oliveira. No 2º semestre de 2022, foi implantado o CST em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, no período vespertino, inserindo a faculdade no dinâmico campo da tecnologia da informação. Um ano depois, no 2º semestre de 2023, iniciou-se a implantação do programa Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS) de Automação Industrial, no período matutino, mediante parceria com a Escola Técnica Estadual Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira (Etec Tereza Nunes). O AMS é uma iniciativa inovadora do Centro Paula Souza em que estudantes do ensino médio completam uma habilitação técnica nos 3 anos do ensino médio (etapa cumprida nas Etecs) e podem dar continuidade a sua formação no nível superior, na mesma área, obtendo o grau de tecnólogo após 2 anos de estudo adicionais (etapa cumprida nas Fatecs).
Atualmente, a Fatec Itaquera tem cerca de 1.500 alunos matriculados em seus seis cursos de graduação. São mais de 100 professores e mais de 20 funcionários técnico-administrativos empenhados em cumprir sua missão de formar profissionais com excelência acadêmica, ética e cidadania.
Quem foi Miguel Reale
Miguel Reale (1910 – São Bento do Sapucaí / 2006 – São Paulo) Foi um filósofo, jurista, educador e poeta brasileiro. Foi um dos líderes do integralismo no Brasil e ideólogo da Ação Integralista Brasileira. Posteriormente, defendeu o liberalismo social.
É autor, entre outros, de Filosofia do Direito e de Lições Preliminares do Direito, obras clássicas do pensamento filosófico-jurídico brasileiro.
Ficou conhecido como formulador da teoria tridimensional do direito, na qual os elementos da tríade fato, valor e norma jurídica compõem o conceito de direito.
Ocupou a cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras, a partir de 16 de janeiro de 1975. Escreveu coluna quinzenal no jornal O Estado de S. Paulo, na qual tratou de questões filosóficas, jurídicas, políticas e sociais da atualidade.
Foi supervisor da comissão elaboradora do Código Civil brasileiro de 2002, instalada durante o regime da ditadura militar, cujo projeto foi posteriormente sancionado pelo presidente da República Fernando Henrique Cardoso, tornando-se a Lei nº 10.406 de 2002, novo Código Civil, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003.